Kaza Chique abre inscrições para curso de cozinheiro profissional

As aulas começam no dia 20 de julho e serão ministradas por chefs e instrutores renomados

 

Estão abertas as inscrições para o curso profissionalizante "Cozinheiro Forno e Fogão" na Kaza Chique. As aulas começam no dia 20 de julho com chefs e instrutores renomados que vão ensinar todas as técnicas culinárias necessárias para transformar os alunos em verdadeiros profissionais da cozinha. Serão três meses de encontros realizados duas vezes na semana, sempre às segundas e quartas-feiras com turmas nos períodos da tarde ou noite. "Os nossos alunos saem preparados para atuar em cozinhas profissionais", conta a empresária à frente da Kaza Chique, Mariana Rollemberg.

 

As aulas profissionalizantes também são voltadas para profissionais para segmento de restaurantes, bares, hotéis ou buffet; empregadores que querem uma equipe de cozinha mais profissional, com técnicas e conteúdo variado para atuar em cozinhas residenciais ou profissionais; profissionais do lar que querem se profissionalizar como cozinheiras e gourmets e amantes da gastronomia que querem se aprimorar com técnicas, conceitos e práticas.
 


Cozinha da Kaza Chique

 

 

No curso são oferecidas matérias básicas, como higiene e manipulações na cozinha, técnicas de corte e práticas de produção; além de conteúdos avançados como formas de cocção de diferentes tipos de carnes, peixes e frutos do mar. Os molhos, temperos e acompanhamentos são vistos em todas as aulas de forma criativa, com execução de preparos clássicos e contemporâneos. Os alunos recebem apostilas detalhadas, colocam a mão na massa e degustam todos os pratos ensinados, além de saírem com o certificado de participação.
 

 

Os encontros são realizados em uma sala de aula moderna e confortável equipada com cooktops e equipamentos de ponta para que todos desenvolvam as receitas propostas, além da televisão utilizada para reproduzir os detalhes dos preparos em tempo real. Além disso, podem acontecer visitas técnicas a indústrias, restaurantes, hotéis e empresas do ramo alimentício, que serão marcadas previamente de acordo com as demandas e interesses dos participantes.

 

O investimento para o curso profissionalizante "Cozinheiro Forno e Fogão" na Kaza Chique é de R$ 3900, valor que pode ser parcelado em até 6x de R$ 650,00 sem juros no cartão ou cheque. As vagas são limitadas para as duas turmas, com opções de aulas das 14h às 17 e das 19h às 22h. Matrículas e mais informações pelo site www.kazachique.com.br ou pelos números (61) 3032-8002, (61) 3273-8004 e (61) 8410-8004.
 

 

Saiba mais sobre os chefs e Instrutores do curso "Cozinheiro Forno e Fogão":

Sérgio Raffaelli: Teve formação na Suíça, no Centre International de Glion e na Ecole Internationale La Chataigneraie. Trabalhou na França, nos Estados Unidos, no Maksoud Plaza em São Paulo. Foi Chef criador Café Cassis café da Embaixada Americana! Sérgio é consultor na área e na Kaza Chique ministra temas variados.

Gabriela Andrade: Mineira e apaixonada pela gastronomia, Gabriela se formou em BH na área de Turismo e Gastronomia. Em Brasília fez pós graduação em Gastronomia e Segurança Alimentar na UNB. Foi professora e coordenadora do curso de gastronomia do Unieuro. Gabriela é consultora na área e personal chef.

Anderson Yotsumoto: Formado em gastronomia pela Unieuro, foi integrante da equipe interna da Kaza Chique. Admirador da gastronomia em suas várias versões, do básico bem feito e do sofisticado criativo! Pós-graduado em Gestão empresarial Anderson ministra aulas de Demonstração de Utensílios Gourmets e Cozinha para Iniciantes.

Ana Paula Mota: Iniciou sua paixão pela gastronomia vendo sua mãe ministrar aulas de culinária pela Farinha de Trigo Dona Benta em Belo Horizonte. Passou a acompanhar a mãe em aulas e jantares e engrenou na área. Se formou em Nutrição e trabalhou por 6 anos em cozinha industrial, quando sua paixão cresceu ainda mais. Veio para Brasília cursar gastronomia no IESB onde se formou e já iniciou como assistente. Hoje é instrutora em Atividades Práticas no IESB e em cursos variados da Kaza Chique.

Lionel Ortega: Chef de cozinha francês, nascido no sul da França. Possui diplomas internacionais de gastronomia. Já trabalhou nos melhores endereços da Europa, inclusive foi subchef na embaixada da França, em Londres. No Brasil, Ortega é considerado com um dos melhores chefs da alta gastronomia na capital federal. Teve dois restaurantes no sul da França que receberam 2 estrelas no Guia Michelin, foi sous-chef de cozinha na embaixada da França na Inglaterra, foi chef particular para diferentes famílias na Europa durante 6 anos, realiza jantares em casa, cursos de gastronomia, organiza viagens gastronômicas para a França e é instrutor de variados cursos e temas profissionalizantes na Kaza Chique.

Renata Miranda: Nutricionista graduada pelo Centro Universitário de Brasília - UniCeub, especialista em Gastronomia e Segurança Alimentar pela Universidade de Brasília - UnB. Pós graduanda em Nutrição Esportiva Funcional. Nutricionista responsável técnica da Sweet Cake Confeitaria e Buffet, Responsável Técnica pela TH Alimentos, atua como personal diet e como instrutora na Kaza Chique.

Priscila Acioli: Nutricionista e especialista em gastronomia como empreendimento e nutrição clínica e esportiva, Priscila teve experiências em grandes redes como no Hotel Blue Tree e Pão de Açúcar. Atua como consultora do Sebrae, atendimento clínico e consultorias corporativas. Na Kaza Chique ministra o curso de Diet e Light do Cozinheiro Profissional, entre outros.

 

KAZA CHIQUE
Endereço: SCLN 102 Bloco D lojas 18/34 - Brasília DF | cep: 70722-540
Horário de atendimento: 2ª a 6ª de 09h às 20h / Sáb. de 09h às 18h30
Tel: 61-3032 8002 / 3273 8004 / 8410 8004
Email: cursos@kazachique.com.br

Postado em 15/07/2015 às 16:01

Direto da horta: Divina Gula utiliza técnica Mandala para cultivo de ingredientes

Orégano, alfavaca, quitoco, cibolette, jambu, coentrão, pimentas variadas, manjerona, raiz forte, mostarda, tomilho, sálvia, alecrim, rúcula selvagem, alface, mostarda, agrião e couve são apenas alguns dos insumos colhidos frescos

 

A gastronomia do chef André Generoso é famosa pelos seus temperos mineiros e receitas com o gostinho de comida da vovó. O que muita gente não sabe é que grande parte dos ingredientes utilizados na cozinha do Divina Gula são cultivados na horta da própria casa! Orégano, alfavaca, quitoco, cibolette, jambu, coentrão, pimentas variadas, manjerona, raiz forte, mostarda, tomilho, sálvia, alecrim, rúcula selvagem, alface, mostarda, agrião e couve são apenas alguns dos insumos colhidos frescos. A horta segue uma técnica de plantio conhecida como Mandala, construída em formato circular e desenvolvida especialmente para regiões áridas, pois economiza bastante água, permite um melhor aproveitamento do espaço, usa apenas fertilizantes orgânicos e poupa o solo.
 

O termo mandala significa "sagrado" ou "círculo mágico" em sânscrito, e nada mais é do que um jardim disposto em círculos concêntricos com o objetivo de respeitar a agricultura ecológica. "Cultivamos diversas folhagens, verduras e temperos. Quanto maior a diversidade, maior o equilíbrio ambiental", conta André Generoso.

 

 

Luiz Horácio
Horta do Divina Gula

 

Os ingredientes são colhidos na hora e vão direto para a cozinha, onde são utilizados em vários pratos do restaurante. "O cardápio conta com mais de 100 opções de entradas, pratos principais e sobremesas, todos com algum toque especial da nossa horta", explica o chef. Como por exemplo a couve que é bastante usada nas receitas mineiras. Dentre os mais pedidos, destaque para o Amostrado, que serve porções de tutu à mineira, feijão tropeiro, couve, arroz de alho, linguiça caseira, costela de porco, bife de pernil suíno, frango com quiabo, torresmo, farofa de milho com cebola, angu e jiló na chapa. O Tutu à Mineira também faz sucesso com linguiça caseira, bife de pernil, couve, torresmo, banana à milanesa e arroz.

 

Engenheiro florestal por formação acadêmica, Generoso sempre buscou cultivar ingredientes orgânicos de maneira sustentável. "Procuro estar sempre engajado em causas ambientais", afirma. Dentre as causas abraçadas pelo restaurante, também destacam-se o controle da água e a reciclagem do lixo.

 

Luiz Horácio
Chef André Generoso na Horta

 


RESTAURANTE DIVINA GULA
Endereço: Av. Engenheiro Paulo Brandão Nogueira, 85 - Jatiúca, Maceió/AL
Horário de funcionamento: terça a quinta-feira de 12h a 00h, sextas e sábados de 12h as 02h, domingo de 12h a 00h. Fechado na segunda-feira.
Telefone: (82) 3235-1016
facebook.com/divina.gula - @divinagulabr

Postado em 15/07/2015 às 13:18

Kaza Chique oferece cursos para jovens e adultos nas férias de julho

As aulas são ministradas por chefs e instrutores especializados em modernas salas equipadas com cooktops, fogão gourmet e televisão

 

Durante as férias de julho a Kaza Chique vai oferecer diversos cursos para aqueles que querem aproveitar melhor o período de folga. São cerca de 30 temas voltados para a casa, gastronomia e cozinha em formatos para jovens e adultos. As aulas são ministradas por chefs e instrutores especializados que ensinam o passo a passo dos mais diversos menus em modernas salas equipadas com cooktops, fogão gourmet e televisão. "Os alunos recebem apostilas detalhadas, colocam a mão na massa e degustam todos os pratos ensinados, além de saírem com o certificado", explica a empresária à frente da Kaza Chique, Mariana Rollemberg.

 

Para os jovens que gostam de entrar na cozinha, a Kaza Chique estará oferecendo as tardes de Sábado Teen. As aulas são voltadas para crianças e adolescentes de 9 a 16 anos e são ministradas pela instrutora Paula Saldanha, que promete fazer dos alunos verdadeiros chefs. O curso vai acontecer no dia 25 de julho das 14h30 às 17h30 com o divertido tema "Os Vingadores". Os inscritos vão aprender a preparar Sopa do Super Homem, RisoThor (Risoto do Thor), Mousse de Viúva Negra (Mousse de uva) e Suco do Hulk. O investimento é de R$ 170 para a aula do dia ou matrícula também pode ser realizada com pacote mensal, trimestral e semestral.

 


Sala de aula - Kaza Chique

 

Para os adultos serão várias opções de cursos. Aqueles que estão buscando aprimorar os dons culinários e aprender novas receitas vão poder se inscrever na aula de Cardápio Francês com o renomado chef Lionel Ortega. O curso será realizado na próxima segunda, dia 13, quando os alunos vão aprender variados pratos da refinada culinária francesa. A aula será das 19h30 às 22h30 em formato participativo, no qual de forma descontraida os participantes auxiliam o chef a preparar as delicias a serem degustadas, como Carpaccio de filé com aspargos e pesto de nozes grelhados; Magret de carnad com o molho de laranja e batata sauté e Pain perdu de banana caramelizada. O investimento é de R$ 170.
 

Outro curso que merece destaque é o de Croissants na Prática - Mão na Massa com o chef de confeitaria e consultor francês Fabien Helleu. A aula prática será realizada das 9h30 às 13h30 do dia 18 de julho, quando todos os participantes vão confeccionar seus próprios croissants. O investimento é de R$ 390.

 

No dia 24 de julho a Kaza Chique vai oferecer o Especial Peixes com o chef Sérgio Raffaelli, que vai ensinar o preparo da carne branca em uma aula participativa. Além das receitas, os alunos vão aprender como escolher e comprar os peixes e suas principais características. Robalo ao forno e azeite cítrico com ervas frescas; batatas ao murro; peixada de cação com arroz branco e farofa de banana serão as receitas do dia. O curso vai acontecer em dois horários, das 14h30 às 17h30 ou das 19h30 às 22h30 e o investimento é de R$ 160.

 

KAZA CHIQUE
Endereço: SCLN 102 Bloco D lojas 18/34 - Brasília DF
Horário de atendimento: De segunda a sexta de 9h às 20h, Sábado de 09h às 18h30
Tel: (61)3032-8002 / (61) 3273-8004 / (61) 8410-8004
Email: loja@kazachique.com.br


Durante o período de férias a Kaza Chique vai contar ainda com aulas especiais de degustação e harmonização de cervejas, crepes e recheios, hambúrguer gourmet, entre outros. Confira as opções disponíveis pelo site www.kazachique.com.br

Postado em 14/07/2015 às 10:08

Restaurant Week oferece menus especiais em renomadas casas de Brasília

Durante o evento o público vai poder degustar o melhor da culinária da cidade por valores acessíveis

 

A partir da próxima segunda-feira, dia 13 de julho, vários restaurantes tops de Brasília estarão com menus especiais a preços acessíveis durante o Restaurant Week. As casas participantes vão servir entrada, prato principal e sobremesa pelo preço fixo de R$ 41,90 no almoço e R$ 51,90 no jantar. O evento sugere ainda a doação de R$ 1 por menu vendido, valor que será arrecadado para a ONG Amigos da Vida. A proposta é oferecer aos clientes o melhor da culinária da cidade preparada por renomados chefs até o dia 02 de agosto. No período de 03 a 08 de agosto será a semana exclusiva para assinantes do Correio Braziliense. Dentre os participantes, destaque para os restaurantes Trio Gastronomia, Parrilla Madrid e Oliver.
 

 

TRIO GASTRONOMIA

O Trio Gastronomia vai participar pela primeira vez do Restaurant Week! Quem passar pela casa no período de 13 de julho a 02 de agosto vai poder degustar a gastronomia criativa e autoral do chef Emerson Mantovani por valores acessíveis. Excepcionalmente para o Restaurant Week, Mantovani elaborou menus fixos que serão oferecidos no Wine Bar e na sua mesa única de 12 lugares. Destaque para a mousse de berinjela com maionese caseira de alho e páprica defumada, servido com salada de brotos; a parmegiana de carne com crosta de pipoca gratinada com queijo da Serra da Canastra e servida com polenta branca; o rondele de bacalhau ao molho de gengibre, limão siciliano e especiarias marroquinas; e a torta com massa de biscoito, limão e queijo servida em leve calda de morango e tomilho fresco. As reservas deverão ser feitas com antecedência pelo número (61) 3346-2845 ou pelo e-mail contato@triogastronomia.com.br.

 

Divulgação

Parmegiana de carne com crosta de pipoca, gratinado com queijo da Serra da Canastra e servido com polenta branca 

 

PARRILLA MADRID

O Parrilla Madrid também vai participar do Restaurant Week. Os menus especiais foram elaborados pelo chef Gil Guimarães e seguem a linha da casa, famosa pela comida de fogo e por seus cortes de carnes argentinos. No almoço, destaque para a entrada de caldinho de feijão com crispy de bacon, o Sholder Steak Angus alecrim acompanhado de Arroz Parrillero, manteiga de alecrim e batatas bravas ao aioli e a sobremesa de mousse de chocolate com coulis picante de morangos. Para o jantar, uma boa pedida é a entrada de montadito barceló com berinjela e abobrinha grelhados, tomate confit e cremetermo de ricota, seguido pelo principal de filet na parrilla ao molho de mostarda dijon e uva passa com risotto alla parmegiana e sobremesa de pétit panqueca crocante de doce de leite argentino e sorvete de creme. Mais informações pelo número (61) 3274-8600.

 

Divulgação

Sholder Steak Angus alecrim com Arroz Parrillero, manteiga de alecrim e batatas bravas ao Aioli como opção de prato principal do menu de almoço

 

OLIVER

A partir do dia 13 de julho quem passar pelo sofisticado restaurante Oliver vai poder degustar o menu especial do Restaurant Week. A novidade fica na casa até o dia 02 de agosto com diferentes opções de pratos para entrada, principal e sobremesa. Destaque para a tradicional paella valenciana com camarões, lulas e frango que será preparada todos os dias no almoço pelo chef Nilson Favacho. Para o jantar, vale pedir a entrada de consume de abóbora e gengibre, seguida da saborosa Lagosta Bangkoc e sobremesa de mousse de limão com crumble. Mais informações pelo número (61) 3323-5961.

 

 

Divulgação

Paella

 

Confira os menus completos oferecidos pelas casas durante o Restaurant Week.


MENU RESTAURANT WEEK - TRIO GASTRONOMIA


ALMOÇO

Entrada
Mousse de berinjela com maionese caseira de alho e páprica defumada, servido com salada de brotos Ou Tartar de salmão com cream cheese e ervas de provence servido com vinagrete de rúcula e mel

Prato Principal
Frango crocante com arroz de leite de coco e abacaxi Ou Parmegiana de carne com crosta de pipoca, gratinado com queijo da Serra da Canastra e servido com polenta branca

Sobremesa
Chocolate 70% cacau com cerveja escura stout, caramelo cremoso, flor de sal e aceto balsamico com mirtillo Ou Torta com massa de biscoito, limão e queijo servida em leve calda de morango e tomilho fresco



JANTAR

Entrada
Mousse de berinjela com maionese caseira de alho e páprica defumada, servido com salada de brotos Ou Tartar de salmão com cream cheese e ervas de provence servido com vinagrete de rúcula e mel

Prato Principal
Ragu de coelho ao curry servido com polenta gratinada com queijo da Serra da Canastra Ou Rondele de bacalhau ao molho de gengibre, limão siciliano e especiarias marroquinas

Sobremesa
Chocolate 70% cacau com cerveja escura stout, caramelo cremoso, flor de sal e aceto balsamico com mirtillo Ou Torta com massa de biscoito, limão e queijo servida em leve calda de morango e tomilho fresco

 


MENU RESTAURANT WEEK - PARRILLA MADRID

ALMOÇO

Entrada
Saladinha verde crocante - Folhas, croutons e tomate confit Ou Caldinho de feijão com crispy de Bacon

Prato Principal
Galetinho Parrillero com Arroz Parrilleiro, crocante de couve, batatas bravas ao Aioli Ou Sholder Steak Angus alecrim com Arroz Parrillero, manteiga de alecrim e batatas bravas ao Aioli

Sobremesa
Sorvete de creme com calda de doce de leite argentino Ou Mousse de chocolate com coulis picante de morangos



JANTAR

Entrada
Salada Crocante - Folhas, croutons e tomate confit Ou Montadito Barceló com berinjela e abobrinha grelhados, tomate Confit e cremetermo de ricota

Prato Principal
Filet Dijon - Filet na parrilla ao molho de mostarda Dijon e uva passa com Risotto alla Parmegiana Ou Sholder Steak Angus Malbec com molho de vinho Malbec e aligot de queijo meia cura

Sobremesa
Pétit panqueca crocante de doce de leite argentino e sorvete de creme Ou Mousse de chocolate com coulis picante de morangos
 

 

MENU RESTAURANT WEEK - OLIVER

ALMOÇO

Entrada
Salada Caeser Ou Brusqueta de tomate

Prato Principal
Paella Valenciana Ou Capelline pomodoro

Sobremesa
Mousse de limão com crumble Ou Frutas da estação

JANTAR

Entrada
Consume de abóbora Gengibre Ou Salada caeser

Prato Principal
Lagosta bangkoc Ou Capelline strogonof italiano

Sobremesa
Mousse de limão com crumble Ou Frutas da estação

Postado em 13/07/2015 às 10:33

Baco comemora Dia da Pizza com lançamento de sabores tradicionais de Nápoles

As novidades vão ficar no cardápio das unidades da Asa Sul e Asa Norte até o dia 31 de julho

 

No dia 10 de julho é comemorado o Dia Internacional da Pizza! Para celebrar a data especial, a pizzaria Baco vai lançar dois novos sabores tradicionais de Nápoles, na Itália. A surpreendente pizza Rachetta alla Norma é feita em formato de raquete e leva tomate fresco, berinjela, alho, basílico e parmesão, além do "cabo" recheado de creme de ricota artesanal e rúcula. Já a 4 Stagione traz quatro sabores em uma pizza só: Burrata e Parma; Gorgonzola com pera; Cogumelo, calabresa e ricota; Abobrinha com queijo de cabra. As novidades custarão R$56 e R$ 66, respectivamente, e ficarão no cardápio até o dia 31 de julho nas unidades Baco da Asa Sul e Asa Norte. "O Baco sempre buscou valorizar a cultura de Nápoles e no Dia da Pizza não vai ser diferente. Os novos sabores trazem redondas típicas italianas preparadas com coberturas clássicas da casa", afirma o chef e pizzaiolo Gil Guimarães.

 

As pizzas são feitas com a massa Vera Pizza Napoletana, que possui receita artesanal de sabor único e faz parte da dieta mediterrânea, com baixo teor calórico, bordas aeradas e ao mesmo tempo crocantes, e meio fino com delicioso perfume de pão fresco. O Baco faz parte do seleto grupo da "Associazione Verace Pizza Napoletana", que tem como objetivo preservar a tradição da verdadeira pizza de Nápoles, na Itália.

 


Pizza 4 Stagione

 

A casa de Gil Guimarães é a única de Brasília a conquistar o famoso selo incentivado pelo governo italiano que certifica aquelas pizzarias que oferecem um produto com mais de 300 anos de tradição. Para merecer o selo, o estabelecimento precisa provar que oferece a seus clientes a Vera Pizza Napoletana, feita com técnicas estudadas durante anos até chegar ao modelo ideal de receita. "A massa da pizza napoletana leva cinco ingredientes: água, farinha 00, fermento, sal e paixão", explica Gil Guimarães. Além disso, é necessária toda uma técnica que leva tempo ideal de fermentação, jeito de abrir a massa, forno diferenciado que atinge 485º C e só pode assar a pizza por até 90 segundos.

 


Pizza Rachetta 

 

Com 16 anos de tradição na Capital Federal, o Baco já recebeu diversas premiações como a melhor pizzaria da cidade pelas revistas Veja, Roteiro e pelo Correio Braziliense. Em 2015 foi considerada uma das cinco melhores pizzarias do Brasil pelo "Prêmio Melhores do Ano" da revista Prazeres da Mesa.

 

BACO PIZZARIA - ASA SUL
End: SHCS 408 Bloco C Loja 35 Asa Sul
Tel: (61) 3244-2292
Horário de funcionamento: Todos os dias de 18h à 1h
www.bacopizzaria.com.br


BACO PIZZARIA - ASA NORTE
End: CLN 309 Bloco A Loja 30/40 Asa Norte
Tel: (61) 3274-8600
Horário de funcionamento: Todos os dias de 18h à 1h
www.bacopizzaria.com.br

Postado em 08/07/2015 às 08:39

Congresso Nacional da Abrasel realiza Arena Gastronômica

As aulas show gratuitas serão realizadas no Brasília Shopping com os chefs Dudu Camargo, Fernando La Rocque e Agenor Maia

 

As atividades do 27º Congresso Nacional Abrasel começam esta semana! Nos dias 09, 10 e 11 de julho os chefs Dudu Camargo, Fernando La Rocque e Agenor Maia participarão das Arenas Gastronômicas no Brasília Shopping. Durante os três dias 40 participantes terão a oportunidade de acompanhar o passo a passo de receitas que valorizam ingredientes regionais com os renomados chefs da Capital Federal. As aulas show gratuitas serão realizadas em cozinha montada no shopping, com degustação harmonizada para todos os inscritos.

 

A primeira aula acontecerá na quinta-feira com o chef Dudu Camargo. A partir das 15h os participantes conhecerão a receita Taj Mahal com Pérola do Cerrado (penne com camarão e maracujá pérola do cerrado). Dudu comanda uma rede de restaurantes com diferentes estilos de cozinha, desde pizza à comida contemporânea. As casas trazem no cardápio a gastronomia autoral e criativa do chef, sempre pesquisando novos sabores e ingredientes, seja no Brasil ou em suas viagens.

 


Chef Dudu Camargo


 

No dia 10 de julho será a vez de Fernando La Rocque, do restaurante Carpe Diem, tomar conta da cozinha. O chef ensinará a todos os presentes os segredos de como preparar a deliciosa receita de camarões com iogurte à provençal, servido com risotinho de aspargos frescos, legumes, redução de laranja e hortelã. A aula terá início às 15h. Com cinco endereços em Brasília, o Carpe Diem oferece uma gastronomia que já virou referência e tradição na cidade.


 Chef Fernando La Rocque

 

No sábado, dia 11 de julho, será a vez do chef Agenor Maia dar uma mostra da sua culinária contemporânea que supervaloriza a utilização dos ingredientes regionais em preparações criativas que têm agradado ao público de seu restaurante. Agenor é chef e proprietário do premiado Olivae, localizado na quadra 405 Sul. Em 2014 a casa recebeu o prêmio de Restaurante Revelação, eleito pela Revista Veja Comer & Beber Brasília e, este ano, foi considerado pela revista Prazeres da Mesa um dos cinco melhores restaurantes do Centro Oeste. Os interessados em participar das aulas show poderão se inscrever no balcão de informações do primeiro piso do Brasília Shopping, das 9 às 22h.

 

Chef Agenor Maia

 

SAIBA MAIS SOBRE O 27º CONGRESSO NACIONAL ABRASEL

Em sua 27º edição, o Congresso Abrasel Nacional se realizará em Brasília, no período de 11 a 13 de agosto. Seguindo o tema: A simplificação dos espaços urbanos, com o slogan "A partir das ruas, simplifica Brasil", o evento tem o objetivo de promover debates sobre a construção de cidades onde empreender seja algo mais simples e os cidadãos tenham melhor qualidade de vida. No mesmo período acontece também o Mesa ao Vivo Brasília, promovido pela revista Prazeres da Mesa, e a Vinum Brasilis - maior mostra de vinhos nacionais realizada fora do Rio Grande do Sul.

O evento é realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Abrasel em parceria com a revista Prazeres da Mesa e o Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB. Conta com patrocínios da Ambev, Ecolab, Sebrae e Souza Cruz, além do apoio de mídia do Correio Braziliense. Mais informações sobre palestras e inscrições no site www.congressoabrasel.com.br. Associados Abrasel e participantes das caravanas terão descontos especiais.
 

 

ARENAS GASTRONÔMICAS
Data: 09, 10 e 11 de julho
Local: Brasília Shopping
Horário: a partir das 15h
Participação dos chefs Dudu Camargo, Fernando La Roque e Agenor Maia
Ingressos: gratuitos
Os interessados em participar das aulas show poderão se inscrever no balcão de informações do primeiro piso do Brasília Shopping, das 9 às 22h.
Mais informações pelo site www.congressoabrasel.com.br
Assessoria de imprensa: Gastrô Comunicação
Contato: (61) 3345-7216 / contato@gastrocomunicacao.com

Postado em 07/07/2015 às 08:55

Eixão Sul recebe quarta edição do Chefs nos Eixos

Neste domingo, dia 28 de junho, acontece a 4ª edição do Chefs nos Eixos em Brasília. O evento, que já entrou para a agenda da cidade, vai levar 60 renomados chefs para o Eixão Sul, na altura da 108/208 das 10h às 17h30. Os pratos gourmet serão oferecidos a R$ 10, R$ 15 e R$ 20 espaços ao ar livre. A ideia é democratizar a alta gastronomia com comida preparada na rua, sempre por cozinheiros profissionais, com técnicas elaboradas e ingredientes nobres. Dentre os restaurantes participantes, destaque para o Kojima, Parrilla Madrid, Oliver, Cru Balcão Criativo e Trio Gastronomia.

 


KOJIMA
O chef Alexandre Faeirstein vai participar pela segunda vez do Chefs nos Eixos. À frente do badalado Kojima, o profissional apresenta uma culinária oriental com base na cozinha tradicional japonesa mesclada com suas experiências em viagens ao redor do mundo. Quem passar pelo quiosque do Kojima vai poder degustar o delicioso Shakemaki, tempurá de camarão enrolado com salmão maçaricado, cream cheese e molho teriaki por apenas R$ 20. O prato faz parte do Festival Cozinha Japonesa da casa, carro chef das unidades Asa Sul e Águas Claras em Brasília. 

 


Shakemaki


PARRILLA MADRID
Famoso por seus cortes de carnes argentinos, o Parrilla Madrid também vai participar do Chefs nos Eixos. Durante todo o domingo a banca do chef Gil Guimarães vai servir os sanduiches que fazem sucesso no Parrilla! Campeão de vendas, o Choripán feito com sanduíche de linguiça caipira com vinho e molho chimichurri, no pão ciabatta artesanal, vai custar apenas R$ 15,00. Também vale provar o delicioso Kobe Burger, sanduíche de hambúrguer de kobe beef Passion com queijo meia-cura e cebola caramelizada, no pão ciabatta artesanal, por R$ 20,00. As opções também fazem parte do cardápio do Parrilla Madrid, e podem ser encontrados todos os dias a partir das 18h no restaurante localizado na 408 sul. Mais informações pelo número (61) 3274-8600. 

 


Kobe Beef

 

OLIVER/CRU BALCÃO CRIATIVO
O restaurante Oliver vai oferecer a sua tradicional Paella Valenciana com camarões, lulas, mexilhões e frango (R$ 20), que será preparada na hora pelo chef Nilson Favacho. O quiosque da casa vai contar ainda com o refrescante drink Aperol Spritz por apenas R$ 15. Além disso, o CRU Balcão Criativo também estará no Chefs nos Eixos com o seu ceviche clássico de peixe branco com milho e batata doce, considerado o melhor da cidade por R$ 15. O quiosque do CRU também vai servir o surpreendente Tartare de salmão, que traz salmão cortado na faca com azeite de gergelim, molho oriental e tapioca. Os pratos são receitas do chef vanguardista Lui Veronese e fazem sucesso no restaurante localizado no Clube de Golfe.

 


Paella

 

TRIO GASTRONOMIA
O chef Emerson Mantovani também é presença confirmada no evento. O quiosque do Trio Gastronomia vai oferecer Polpettone de carne com pistache, servido em molho rústico de tomates e queijos, acompanhado de farofinha de pipoca com especiarias. O prato vai custar R$ 20. Emerson vai servir também a deliciosa sobremesa de Creme caramelo Jack Daniels por apenas R$ 10. Os pratos refletem a gastronomia contemporânea criativa apresentada na casa do chef Emerson Mantovani. O Trio Gastronomia trouxe para a Capital Federal o conceito de cozinha de autor em uma única mesa de 12 lugares. Além disso, a casa oferece de terça a sábado o Wine Bar, uma boa pedida para quem quer degustar diferentes vinhos de maneira descomplicada e divertida. Para acompanhar, o cardápio fixo conta com várias criações de Mantovani. Mais informações pelo número (61) 3346-2845.

 


Polpettone de carne 

 


CHEFS NOS EIXOS
Data: 28 de junho (domingo)
Local: Eixão Sul, na altura da 108/208
Valor dos pratos: R$ 10, R$ 15 e R$ 20
Horário: das 10h às 17h30

Postado em 24/06/2015 às 11:48

Emerson Mantovani abre Wine Bar no Trio Gastronomia

O espaço é uma boa pedida para quem quer degustar diferentes vinhos de maneira descomplicada

 

O chef Emerson Mantovani está com uma novidade! A partir deste mês começa a funcionar no Trio Gastronomia o seu mais novo projeto: o Wine Bar. O espaço é uma boa pedida para quem quer degustar diferentes vinhos de maneira descomplicada. Ao todo são 82 rótulos entre brancos, tintos, espumantes e roses, que podem vir em taça ou na garrafa. Para acompanhar, o local vai oferecer um cardápio fixo com várias comidinhas do chef. Os clientes que passarem pelo local vão poder degustar vários pratos da cozinha contemporânea e autoral da casa. A gastronomia virá ainda com as sugestões de harmonizações, sendo que os vinhos, as cervejas e as cachaças serão oferecidos a preço de prateleira. "No Wine Bar não precisa fazer reserva, é só chegar e pedir", explica Mantovani. "Nossa intenção é que as pessoas possam provar mais da gastronomia do Trio sem ser no menu degustação tradicional da casa", complementa o chef.

 

O cardápio traz 11 opções que vão de R$ 15 a R$ 32. Para iniciar a experiência gastronômica, Emerson sugere a Cesta de pães artesanais com azeite Oito, a seleção de queijos servidos com pão ou a mousse de berinjela com aioli e páprica defumada, servido com torradas. Destaque ainda para o Gravlax de salmão (lâminas de peixe curadas com especiarias durante 72 horas), acompanhado com pães artesanais, o Rosbife de carne e creme azedo com ervas e o Brie ao forno com geleia de tomate do Trio e especiarias. O Wine Bar vai oferecer também sobremesas como o Brownie de chocolate com cerveja stout e Sorvete do Trio com o sabor do dia.
 


Gravlax de salmão (lâminas de peixe curadas com especiarias durante 72 horas)

 

O Wine Bar acomoda 16 pessoas sentadas e abre de terça a sábado, das 18h às 23h. No mesmo espaço continua funcionando também o Empório do Trio Gastronomia, onde são oferecidos diversos produtos escolhidos de forma criteriosa pelo próprio chef. Destaque para a Geleia de Tomate do Trio e a cerveja artesanal Sumac Ale, ambos com receitas desenvolvidas pelo chef Emerson Mantovani. Mais informações pelo número (61) 3346-2845.

 

CARDÁPIO WINE BAR

Seleção de queijos (4 tipos de acordo com escolhas do chef) servidos com pão - R$ 32,00
Seleção de embutidos (4 tipos de acordo com escolhas do chef) servidos com pão - R$ 27,00
Cesta de pães artesanais com azeite oito - R$ 15,00
Mousse de berinjela com aioli e páprica defumada, servido com torradas - R$ 15,00
Gravlax de salmão (lâminas de peixe curadas com especiarias durante 72 horas), acompanhado com pães artesanais - R$ 25,00
Rosbife de carne e creme azedo com ervas, acompanhado com pães artesanais - R$ 25,00
Brie ao forno com geleia de tomate e especiarias, servido com torradas (tempo de preparo 30 minutos) - R$ 25,00
Polenta branca gratinada com grana padano e ragu de coelho - R$ 29,00
Filé fatiado com molho de queijo defumado - R$ 29,00
Sorvete do trio (pergunte o sabor do dia) - R$ 19,00
Brownie de chocolate com cerveja stout - R$ 19,00
Cheesecake do chef - R$ 19,00

 

WINE BAR - TRIO GASTRONOMIA
Endereço: CLS 213 Bloco A Loja 27
Horário de funcionamento: De terça a sábado, das 18h às 23h
Telefone: (61) 3346-2845
Site: www.triogastronomia.com.br
Facebook: www.facebook.com/triogastronomia
Instagram: @chefemersonmantovani

Postado em 23/06/2015 às 14:42

Restaurante Olivae oferece happy hour com sanduiches gourmet

A varanda da casa do chef Agenor Maia oferece comida de rua toda sexta-feira a partir das 18h

 

Toda sexta-feira é dia de Varanda do Olivae! O happy hour acontece a partir das 18 horas no espaço externo da casa do chef Agenor Maia. O cardápio conta com três opções de deliciosos sanduiches gourmet por apenas R$ 10, que trazem o melhor da cozinha contemporânea do chef voltada para a comida de rua. "Os sanduíches de rosbife Passion com molho Olivae, Pão francês com copa de lombo desfiado e Pão de queijo com disco de carne e molho coktail são preparados na hora, na frente dos clientes e servidos na Varanda", conta Agenor.
 

 

Os sanduíches ficam disponíveis até as 20h30 das sextas-feiras. O Sanduíche de rosbife Passion com molho Olivae traz pão de preparo clássico com finas fatias de rosbife feito na casa, azeite de manjericão e maionese com leve toque de alho. Já o Pão francês com copa de lombo desfiado é feito com pão tipicamente do Brasil, com casquinha crocante e miolo macio, acompanha copa lombo de porco desfiado em próprio molho, picles de cebola roxa e molho barbecue. Por fim, o Pão de queijo com disco de carne e molho vem com pão de queijo grande e bem aerado, recheado com disco de carne preparado com Beef Passion e empanado com farinha especial. Acompanha molho coktail

 


Pão de queijo com disco de carne e molho coktail

 

A partir deste mês, a novidade são as bebidas artesanais para acompanhar a gastronomia do chef Agenor Maia. Agora quem passar pelo happy hour do Olivae vai poder degustar os sucos naturais SucoPira e as Cervejas Artesanais Corina diretamente da Kombi. Na chopperia, opções como Way Amburana Lager e Tupiniquim Extra Fancy Ipa. Já no freezer, a Corina oferece Colorado Appia e Way Cream Porter. Mais informações pelo número (61) 3443-8775.
 

 


VARANDA DO OLIVAE
Data: Toda sexta-feira
Horário: das 18h às 20h30
Local: Restaurante Olivae
Endereço: SCLS 405 SUL Bloco B Loja 06 - Asa Sul
Telefone: (61) 3443-8775
Facebook: www.facebook.com/olivaerestaurante
Site: www.olivaerestaurante.com.br

Postado em 23/06/2015 às 10:46

Linguiça de Camarão: Exclusividade do Boteco em Brasília

Com receita desenvolvida na Capital Federal, o petisco de sabor marcante tem agradado os clientes 

 

Muita gente se surpreende quando ouve o garçom oferecer linguiça de camarão no Boteco em Brasília. A surpresa vem seguida de um sabor marcante nesta forma inusitada de comer o crustáceo e tem agradado muito o público da cidade. O petisco desenvolvido por um dos sócios da casa, Hermano Carvalho, é uma exclusividade do Boteco na Capital Federal e inclusive já foi "exportado" para o cardápio de outras casas do grupo em Teresina (PI) e Recife (PE). A inspiração veio de uma receita que Hermano conheceu em uma de suas viagens ao Japão. Originalmente feita apenas com um recheio cremoso, a iguaria foi adaptada e testada até chegar ao ponto ideal para o paladar do brasileiro. Atualmente o pestisco é preparado na cozinha do próprio Boteco sendo finalizado na churrasqueira antes de ser servido. Quem conhece a linguiça de camarão não esquece. 


 

O bar traz em seu cardápio muitos petiscos exclusivos na cidade. O Tomate do Boteco, que também foi criado em Brasília, é assado na brasa com a fruta envolta em uma lâmina de filé mignon e recheado com palmito, ricota, catupiry e mussarela. A Empada de Queijo do Reino tem lugar de destaque e é servida assim que sai do forno, com o queijo ainda derretido dentro da massa tradicionalmente leve. As coxinhas de caranguejo e de camarão - lider absoluta - são as mais pedidas da casa, sempre bem recheadas e sequinhas, sem excesso de gordura. "Tem gente que vem de outros lugares do Brasil só para provar as coxinhas de frutos do mar", conta Hermano. Para ele, o segredo está no rigoroso controle de qualidade que tem no estabelecimento. "Os salgados são preparados diariamente com ingredientes frescos vindos de Belém e São Luiz", explica. O número de pedidos é tão grande que a casa passou a trabalhar também com encomendas.

 

Além dos salgados, da cozinha do Boteco sai uma grande variedade de comidas com raízes portuguesas e nordestinas. As diferentes opções gastronômicas do estabelecimento resultaram na premiação de Melhor Cozinha de Boteco pela revista Veja Comer e Beber Brasília em cinco edições da revista. Do cardápio ainda saem grelhados na churrasqueira, pratos quentes, sanduíches, ensopados e sobremesas.



Para acompanhar a gastronomia, a casa possui um grande leque de bebidas oferecendo cervejas, chopps, vinhos, drinks, licores, destilados, cachaças e uísques, além de opções sem álcool. O chopp é o campeão de vendas, fazendo do Boteco um dos bares que mais vende a bebida em Brasília. O bar funciona diariamente, de segunda a quinta das 17h à 1h, sexta das 16h às 2h, sábado das 11h às 2h e domingo das 11h às 1h. Mais informações pelo número (61) 3443-4344.

 

BOTECO BRASÍLIA
Endereço: Cls 406, Boco D, s/n, Loja 35
Telefone: (61) 3443-4344
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 17h à 1h, sexta das 16h às 2h, sábado das 11h às 2h e domingo das 11h às 1h
facebook.com/Boteco-Brasilia / @botecobsb

Postado em 23/06/2015 às 10:43

News Gastrô

Navegue pelo nosso arquivo de edições

Preencha para se cadastrar:

  • Sou profissional da imprensa