News - edição 187, ano VII (12/06/2015)

Edição 210, Ano VII
 

 

FELIZ DIA DO AMOR!

 

 

A Gastrô Comunicação deseja um Feliz Dia dos Namorados para todos os apaixonados! E nada melhor do que comemorar o dia mais romântico do ano com gastronomia de qualidade. Clique na foto acima e confira a nossa News Especial dos Namorados com as melhores sugestões para o jantar especial de hoje!

 

 

SUCESSO TOTAL!

 

Rafael Lobo Zoltar Design
Shakemaki de camarão, pelo chef Alexandre Faeirstein do Kojima

 

O Brasil Sabor foi um sucesso! O festival gastronômico superou as expectativas da organização do evento e atingiu cerca de 100 mil pessoas nas 86 casas participantes. Encerrando as atividades do Festival, a Feira Gastronômica Brasil Sabor no Parque da Cidade cerca de 30 mil pessoas nos dias 30 e 31 de maio e vendeu mais de 40 mil pratos nos estandes dos restaurantes presentes. Destaque para alguns clássicos da cozinha braziliense que marcaram presença como o Quibeirute do Beirute, as esfihas folhadas do BSB Grill, o shakemaki do Kojima, o choripán do Parrilla Madrid, a paella do Oliver, os risotos do Villa Tevere, Villa Borghese e Ticiana Werner, entre outros.  

 

 

FARTURA FORTALEZA

 

Gui Teixeira
Carne de sol desfiada refogada com pimentões coloridos e berinjela com torrada de manteiga de garrafa

 

Do dia 19 a 21 de junho o chef Wanderson Medeiros, do restaurante alagoano Picuí, vai levar a sua gastronomia para o Fartura Fortaleza. O evento será realizado no 6º piso do Shopping Iguatemi, com a participação de renomados chefs brasileiros que vão oferecer o melhor da sua cozinha nos espaços de venda de comida, cursos e degustações do evento. No espaço “Petiscos, Lanches e Doces”, Wanderson Medeiros vai oferecer carne de sol desfiada refogada com pimentões coloridos e berinjela com torrada de manteiga de garrafa. O prato faz parte da Nova Cozinha Nordestina, estilo gastronômico utilizado no seu restaurante Picuí, em Maceió. Os interessados em participar do evento em Fortaleza podem adquirir os seus ingressos no Shopping Iguatemi ou pelo site www.farturagastronomia.com.br.

 

 

 

PRÊMIO DÓLMÃ 2015

 

Luiz Horácio
O chef alagoano Wanderson Medeiros é um dos cinco finalistas na categoria Nacional

 

O chef Wanderson Medeiros do restaurante Picuí, em Maceió, é um dos cinco finalistas na categoria Nacional ao Prêmio DÓLMÃ 2015. A premiação é o reconhecimento e a valorização do trabalho dos profissionais que se destacam na área gastronômica em todas as regiões do Brasil, aquecendo a economia brasileira. Wanderson está concorrendo com os chefs Paulo Machado, David Hertz, Carla Pernambuco e Thiago Castanho. Eles foram indicados por três vias: Comissão de Pesquisa, indicação popular (internautas) e Chefs premiados das edições anteriores. Agora o vencedor será escolhido por meio de votação no período de 01 a 30 de junho pelo Facebook. O resultado será divulgado no dia 02 de julho de 2015 durante a Cerimônia de premiação do DÓLMÃ.

 

 

RECEITA: QUENTÃO DE VINHO

 

Tradicionalmente servida nas festas de São João, a bebida quente pode ser feita com vinho ou cachaça

 

O frio já está chegando, e com ele as tão comemoradas festas de São João. Bolo de fubá, canjica, arroz carreteiro, pastel, churrasquinho, maçã do amor, e tantos outros são os quitutes servidos nessa época do ano. E não vamos esquecer o quentão, bebida tradicionalmente servida durante as quermesses brasileiras! A mistura é aquecida de vinho, gengibre, açúcar e especiarias como cravo e canela, mas também pode ser feita com cachaça. Quer aprender como fazer? Confira abaixo a receita do site Coma Lá em Casa!

 

Quentão de vinho

Rendimento: 8 copos

 

Ingredientes

1L de vinho tinto suave de mesa

2-3 colheres de sopa de açúcar (e mais se achar necessário)

1 pedaço de gengibre do tamanho de um dedo

1-2 pedaços de canela em pau

 

Modo de preparo

Numa panela que caiba com sobra o vinho coloque o açúcar em fogo médio até ele derreter. Quando o açúcar estiver com cor de caramelo acrescente o vinho. Não se assuste, o açúcar vai endurecer, mas aos poucos vai se dissolver completamente.

Acrescente o gengibre fatiado em pedaços grandes e a canela e mais uns 2 copos de água. Deixe começar a ferver e em seguida baixe o fogo. Depois de uns 30 minutos prove. Ajuste o açúcar se necessário e acrescente 1-2 copos a mais de água caso esteja muito forte.

Quanto mais tempo ficar, mais picante ficará. Vá provando de tempos em tempos e se achar que já chegou no ponto que você quer retire as especiarias. Eu nunca retiro as especiarias porque adoro o sabor mais concentrado que fica no fim da noite.

Se possível, deixe a panela no fogão para as pessoas se servirem e o quentão permanecer bem quente.

 

News Gastrô

Navegue pelo nosso arquivo de edições

Preencha para se cadastrar:

  • Sou profissional da imprensa